Menino de 3 anos passa por colonoscopia para retirada de prego no intestino no AC
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Prego estava no intestino grosso da criança
Reprodução
Um menino de 3 anos passou por uma colonoscopia na tarde desta sexta-feira (16) no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, para retirada de um prego do intestino grosso. A criança está internada desde a última quarta (14) e passa bem.
O menino é de Ipixuna, cidade do Amazonas, e foi levado para Cruzeiro do Sul, junto com a mãe, para ter um atendimento especializado. O prego tinha seis centímentros.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Ao g1, o cirurgião e endoscopista Marlon Holanda, que participou do procedimento de retirada, contou que o menino ficou em observação durante dois dias para que fosse decidido o procedimento mais indicado de retirada.
Prego foi retirada por meio de uma colonoscopia
Arquivo pessoal
"É um objeto pontiaguado, havia o risco de perfurar o intestino. Como não estava descendo, ficou parado dois dias no mesmo lugar, optamos pela colonoscopia. Foi um procedimento tranquilo", destacou.
Ainda segundo o médico, a mãe contou que a criança brincava com uma caixa de ferramenta e acabou colocando o prego na boca. Logo de imediata, a mulher procurou ajuda médica no município onde vive.
LEIA TAMBÉM:
Criança autista de 3 anos vai parar no hospital após engolir prego no AC; objeto foi retirado durante endoscopia
Menino de 5 anos engole moeda de 50 centavos e passa por cirurgia em hospital no Acre
Após engolir duas moedas, menino de 5 anos passa por procedimento no interior do Acre
"Vamos deixá-lo em observação até amanhã [sábado,17] para vê se acontece alguma coisa, mas, em princípio, está tudo bem e vamos liberar para casa. Aqui nessa região é muito comum", resumiu.
O profissional reforçou a importância de buscar ajuda médica nesses casos. "É importante não tentar tirar em casa, colocar o dedo na boca e forçar uma saída. Percebeu que a criança engoliu algo, procure o médico", orientou.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Reveja os telejornais do Acre