Hérnia inguinal bilateral; entenda a condição que afeta Bolsonaro
A perícia médica realizada pelo Instituto Nacional de Criminalística que analisou a situação médica de Jair Bolsonaro (PL) concluiu que o ex-presidente tem hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia para tratamento.
"Diante do exposto, essa Junta Médica pericial conclui que o periciado JAIR MESSIAS BOLSONARO é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo", diz o resultado da perícia.
🔎A hérnia inguinal (também chamada hérnia na virilha) acontece quando os tecidos do interior do abdómen saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal formando uma espécie abaulamento no local. Quando isso ocorre dos dois lados, ela é chamada de bilateral.
A hérnia inguinal bilateral pode causar inchaço, dor ou desconforto, especialmente ao fazer esforço, tossir ou ficar muito tempo em pé — embora às vezes seja assintomática.
Os peritos também analisaram o quadro de soluços de Bolsonaro, que é uma das principais reclamações de saúde do ex-presidente.
"No tocante ao quadro de soluços, o bloqueio do nervo frênico é tecnicamente pertinente. Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal", diz o documento.FONTE: https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/12/19/hernia-inguinal-bilateral-bolsonaro-cirurgia.ghtml